Informações para o plantio do Eucalipto EUFAT, adubações, espaçamentos e demais informações necessárias para o manejo correto:
Dados que precisam ser repassado após o recebimento das mudas.
Assim que receber as mudas e abrir a (as) caixas (as), me informar o estado delas para eu dar por encerrado ou não essa nossa etapa de negociação. Chegando as mudas intactas, daí para frente, me eximo de quaisquer responsabilidades em relação a danos ou percas, pois as mudas são enviadas livres de pragas e doenças e suas mortes só ocorrem por fatores externos.
ME AVISAR O ESTADO DELAS NO MÁXIMO ATÉ QUATRO HORAS APÓS O SEU RECEBIMENTO.
As mudas chegando danificadas, a responsabilidade de reenvio sem nenhum ônus a mais por parte do cliente, é toda minha.
OBS: Caso o cliente receba as mudas danificadas, o mesmo retirará dos tubetes para ficar mais leve e reenviara para mim via PAC e me informará o valor da postagem para que eu possa ressarcir.
Mantenha as mudas a pleno sol quando elas chegarem ou no máximo a meia sombra caso tenha muita dificuldade para realizar todas as regas diárias antes do plantio no local definitivo. Essa é a nossa dica, pois é assim que as mantemos no viveiro para ficarem bem aclimatadas.
Obs: Damos apenas a dica das coisas corretas, mas cada um faz o que quiser pois ninguém é criança e sabe muito bem o que fazer.
Regar quantas vezes for preciso durante o dia, se não elas morrem com muita facilidade devido a intensa evapotranspiração.
Manter as mudas separadas umas das outras a uma distância de pelo menos cinco centímetros para evitar fungos.
Obs: Jamais colocar as mudas em contato com o solo. Colocar os tubetes numa tela ou outra coisa que as mantenham suspensas. Isso impedirá q as raízes grudem no solo.
ESPAÇAMENTO PARA PLANTIO
A dica que nós temos dados, é que sejam plantadas 277 mudas por hectares no espaço de 6 X 6. Neste espaçamento as plantas ficam mais engalhadas e com isso, ela vai produzir muito mais flores. Espaçamentos maiores é melhor, mas nada impede de serem usados os espaçamentos convencionais; 3 X 2 ou 3 X 3. Outro espaçamento bom é o 6 X 5 onde caberá 333 mudas por hectares. Com esses espaçamentos e usando a técnica da poda do ápis do eucalipto e fazendo o vergamento dos galhos, a mesma árvore de Eucalipto pode até triplicar o numero de flores na mesma árvores. ( Essa técnica é passada ao cliente que adquirir as mudas, o mesmo deverá mandar mensagem através do nosso WhatsApp).
ESCLARECIMENTO IMPORTANTE: ESTA CULTIVAR NÃO É UMA FÁBRICA DE PRODUZIR NÉCTARES; É APENAS UM EUCALIPTO QUE PRODUZ FLORES PRECOCEMENTE E O ANO TODO, DEPENDENDO DA REGIÃO DO PAÍS. O SUCESSO NA PRODUÇÃO DE MEL, PÓLEN, E PRÓPOLIS, ESTÁ DIRETAMENTE PROPORCIONAL A ÁREA OCUPADA POR ESSA NOVA CULTIVAR.
DICAS DE ADUBAÇÃO
Eu tenho indicado para todos os clientes o seguinte em relação a adubação: Como é um eucalipto que floresce além do normal, ele tem que ser adubado nas covas com no mínimo 300 gramas de superfosfato simples ( fósforo ) ou qualquer outro similar.
No plantio, só adubar com ele. Nunca usar no plantio, junto com o fósforo, adubos nitrogenados e adubos potássico, esses elementos ( adubos ) quando usados no plantio de eucalipto, são responsável por percas muito grande de mudas, pois esses adubos costumam sapecar e matar as plantas, isso pode ocorrer devido o tamanho das mudas, e as suas raízes não estarem ainda agregadas ao solo.
Quarenta dias em diante, pode começar a fazer adubações de cobertura, usando a formulação de N: P : K
Pode ser o formulado 4: 14: 8 ou outro similar desde que tenha os três elementos.
A adubação de cobertura se faz sempre com a terra úmida, a uma distância do tronco das mudas de 20 cm em formato de meia lua se for em terrenos acidentados.
A quantidade do adubo de cobertura ( formulado ) por pé é de 30 gramas.
Pode fazer quantas adubações de cobertura quiser, desde que seja de 30 em 30 dias, até a planta atingir uns 2 metros, o que ocorre em torno de seis meses após o plantio.
Sempre deixar as plantas livres de mato ao seu redor, usando coroamento ou outro método aí do local.
Quando as mudas estiverem com seis meses de plantadas e caso queira q elas tripliquem a quantidade de flores, basta tirar um pedaço da ponta ( ápice ) de meio metro de cada planta. Isso fará com que elas tenham mais galhos e consequentemente mais botões florais.
DICAS PARA OS CLIENTES QUE IRÃO TRASPLANTAR AS MUDAS PARA RECIPIENTES ANTES DO PLANTIO NO LOCAL DEFINITIVO.
Caso não for técnico ou Agrônomos ou pessoas experientes no ramo, sugiro seguir as minhas recomendações.
Enchimento dos recipientes: Caso não tenham em mãos substratos comerciais façam o seguinte:
PRIMEIRA DICA: Para cada carrinho de mão ( medida ) adicionar 2 quilos de superfosfato simples ou outro similar. Misture bem e encha os recipientes. Molhe bastante até a água chegar ao fundo espere a água drenar um pouco e já poderá fazer o transplante das mudas.
Sempre a pleno sol, caso o calor for intenso, poderá fazer uma cobertura com tela sombrite ou outros meios p diminuir a insolação até as mudas pegarem.
Não colocar na mistura adubos nitrogenado nem potássicos, pois esses elementos costumam sapecar e matar as mudas em questão de horas. ( Caso tenha domínio sobre adubação, faça a seu critério, só não invente depois que as mudas eram ruins, porque o meu compromisso acaba quando recebo a notícia da chegada das mudas. )
ADUBAÇÃO DE COBERTURA NOS RECIPIENTES: Após dez dias do transplante, poderá fazer adubações de cobertura usando o formulado NPK,
4:14:8 ou outros similares desde que tenham os três elementos.
Obs: Não use adubos de aves no enchimento dos recipientes, tem muita amônia e queima as mudas, só se tiver muita experiência para usar, mas mesmo assim, sugiro q siga as minhas recomendações.
NÃO USAR: Não usar esterco de gado no enchimento dos recipientes, só usar se tiver certeza absoluta que o esterco não tenha resíduo do herbicidas chamado de TORDON, este herbicida é usado em larga escala nas pastarias de todo o território Brasileiro, esse herbicida mata as mudas sem pena e sem dó.
SEGUNDA DICA PARA ENCHIMENTO DOS RECIPIENTES: Na falta do adubo, faz o seguinte: Raspe a terra superficial (chamamos de terra gorda ) de um bom local que ficará ao seu critério, essa terra conterá matéria orgânica e hinos de minhocas, etc, etc… encha os recipientes e faça o mesmo processo de rega plantio e cobertura das mudas caso a insolação for intensa.
OBS: Nunca deixar os recipientes em contato direto com o solo, para que as raízes não grudem e ao retirar para o plantio nos locais definitivos as mudas não se danifique.
Está aí as minhas dicas, só vai errar se quiser.